Papa Francisco vai se aposentar?

Papa Francisco vai se aposentar?

O Papa Francisco desmentiu os rumores de que estaria pensando em se aposentar.

“Como está o papa?”, pergunta o repórter. “Ainda vivo”, brinca Francisco ao responder. O pontífice de 85 anos se apoiava numa bengala quando entrou na sala de recepção, na Casa de Hóspedes Santa Marta, onde mora desde a eleição, em 2013, evitando o Palácio Apostólico, usado por seus antecessores.

Francisco sofre de um problema no joelho e teve que usar uma cadeira de rodas por mais de um mês. Ele cancelou uma visita ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo. “Foi doloroso não poder fazer esta viagem. Espero poder ir mais tarde”, disse.

O papa tem sido submetido a uma fisioterapia intensa. “Estou bem, estou melhorando aos poucos, e tecnicamente a calcificação já ocorreu. Está ficando melhor”, afirmou.

Ele revelou que, além do ligamento inflamado, houve uma fratura. O papa não quer se operar do joelho, e explicou que na cirurgia do intestino, ano passado, as seis horas que passou anestesiado o incomodaram.

Francisco rejeitou relatos de que planeja renunciar em um futuro próximo. “Todas essas coincidências fizeram alguns pensarem que a mesma ‘liturgia’ iria acontecer, mas nunca passou pela minha cabeça. Por enquanto, não”, disse. E fez uma ressalva: “Chegará o momento em que eu verei que não posso continuar”.

Sobre a pergunta se a possibilidade de renúncia seria em meses ou anos, ele respondeu: “Ah, nós não sabemos. Deus dirá”. E riu. Também negou os rumores de que teria câncer: “Eles não me falaram sobre isso”, disse, com bom humor, referindo-se aos médicos.

“Não, isso é fofoca da corte. O espírito da corte ainda está no Vaticano. Se você pensar bem, o Vaticano é a última corte de uma monarquia absoluta”, afirmou.

Francisco está a caminho do Canadá este mês, e espera poder ir a Moscou e Kiev logo depois. Disse que o Vaticano já trocou mensagens com o governo russo, e que depende do presidente Putin abrir espaço: “O primeiro passo é ir para a Rússia tentar ajudar, mas eu gostaria de ir para as duas capitais”.

Nenhum papa jamais visitou Moscou. Desde fevereiro, Francisco vem condenando repetidamente a invasão da Ucrânia pela Rússia, e, desde então, vem pedindo paz e se oferecendo como mediador do conflito.

Fonte: G1

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *