Facebook contra “Fake News”

Facebook contra “Fake News”

O Facebook anunciou a remoção de mais de 18 milhões de postagens com informações enganosas sobre a Covid-19 nesta quarta (19). A big tech anunciou que retirou os conteúdos da principal rede social e do Instagram.

A medida é uma resposta às críticas contra a plataforma. Internautas e especialistas já alertaram que criminosos usam as redes para espalhar desinformação sobre vacinas e o vírus em todo o mundo.

Além da remoção de postagens, a empresa também bane infratores reincidentes e já iniciou o direcionamento de usuários a uma central de informações da Covid-19. Só no primeiro trimestre de 2021, mais de 8,8 milhões de postagens com bullying e assédio foram retiradas do Facebook e outras 5,5 milhões do Instagram.


Discurso de ódio

Além das exclusões de conteúdos ligados à Covid-19, o Facebook também aponta para uma tendência de ligeira redução no discurso de ódio vinculado nas redes.

No primeiro trimestre de 2021, a big tech identificou 25,2 milhões de postagens com discurso de ódio em sua principal rede social. Nos últimos três meses de 2020, o número foi de 26,9 milhões.

Ainda assim, há uma espécie de “migração”: os casos aumentaram no Instagram. Entre janeiro e abril de 2021, a rede registrou 324,5 mil conteúdos de ódio organizado – 16 mil a mais que no final do ano passado. Também um ligeiro aumento nas postagens de intimidação e assédio.

Esta não é a primeira operação de remoção de contas inautênticas no Facebook. O gigante de mídia afirma que realiza buscas frequentes em sua rede para combater o conteúdo extremista e operações de propaganda. Só em outubro, o site removeu cerca de 8 mil páginas da plataforma – a maioria relacionada a campanhas enganosas e desinformação.

Fonte: A Referência

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.