Educação inclusiva em Ubatuba

Educação inclusiva em Ubatuba

De 27 de setembro a 01 de outubro, a seção de Educação Especial da secretaria de Educação de Ubatuba realiza a V Semana do Direito à Educação Inclusiva. A iniciativa é prevista pela Lei Municipal 4000/17, que estabelece que a programação seja composta por palestras proferidas por profissionais da área, depoimentos e exposições relativas ao tema.

O evento é destinado a toda a Rede Municipal de Ensino e para o público em geral. Devido à pandemia, haverá transmissão da maioria das palestras pelo canal da secretaria de Educação no youtube. Os itens presenciais serão somente os destinados a um público específico.

“A semana é importante porque promove a conscientização de todos sobre a promoção do direito igual para todos em meio à sociedade. O direito à aprendizagem das pessoas com deficiência precisa ser garantido, assim como à inserção ao mercado de trabalho e atendimento, com todo respeito às diferenças”, afirmou a secretária da pasta, Fatinha Barros.

Na rede municipal existem 15 escolas com salas de recursos e 18 profissionais formados especializados para atender esses alunos no contraturno, isto é, no período contrário ao da aula regular, os estudantes participam de cursos extracurriculares com a categoria.

 

Confira a programação:

Dias 27, 28, 29 e 30/09 – Período de atendimento escolar.

Os professores do Atendimento Educacional Especializado promoverão o desenvolvimento de atividades voltadas para o tema  com os alunos das Salas de Recursos Multifuncional.

Dia: 29/09/2021, Horário: 19h

Palestra online: Entendendo o Benefício de Prestação Continuada (LOAS) Palestrante: Luciana Silva de Souza – Assistente Social – Instituto de Previdência Social de Caraguatatuba  Aberto ao público.

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=RrHgQ47Lywg

Dia: 30/09/2021, Horário: 9h às 11h

Plantão de dúvidas sobre o BPC (LOAS) – presencial na SME Apoio técnico: André Luiz do Nascimento, Tamires Vilela, Maria de Fátima de J. Ferreira – Assistentes Sociais da SME

Aberto aos pais ou responsáveis de alunos da rede municipal de ensino

Dia: 30/09/2021, Horário: 19h

Palestra online: A importância da articulação entre família, escola e apoio terapêutico para o processo de aprendizagem da criança com atraso no desenvolvimento. Palestrante: Ana Eulália – Psicóloga clínica, especialista em Autismo

Aberto ao público.

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=gdMCwSZy8sY

Dia: 01/10/2021, Horário: 14h

Palestra presencial: Estimulação para crianças até 05 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Palestrante: Raquel de Barros Teixeira – Terapeuta Ocupacional, Unidade de Reabilitação de Ubatuba

Público: Professores de Sala de Recursos Multifuncional e equipe multidisciplinar

Dia: 01/10/2021, Horário: 19h

Palestra online: Depoimento de um autista adulto. Palestrante: André Vasquez – YouTuber

Aberto ao público.

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=I-j03zkYJPQ

 —————-

Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.