Quando você deve procurar um nutricionista ou um nutrólogo?

Quando você deve procurar um nutricionista ou um nutrólogo?

Ao buscar uma mudança na alimentação (para perder peso, cuidar da saúde etc.), muitas pessoas podem pensar que tanto faz se consultar com um nutricionista ou um nutrólogo. Mas os dois profissionais têm papéis diferentes.

O nutricionista é o responsável por elaborar o plano alimentar (dieta) e indicar quais alimentos e quanto comer em cada refeição. Ele também pode recomendar suplementos e solicitar exames como hemogramas, análises de albumina e vitaminas.

Porém, o pedido para esses exames deve ter relação com a elaboração da dieta. Ou seja, ele vai usar a análise para identificar possíveis carências nutricionais do paciente e montar o cardápio, mas não pode diagnosticar doenças.

Ao ver, por exemplo, que o exame indica falta de ferro, o nutricionista encaminha o paciente ao médico, que irá investigar se isso pode ser uma anemia.

Já a nutrologia é uma especialidade da medicina. O profissional é responsável por diagnosticar e orientar o tratamento de doenças, distúrbios alimentares ou desequilíbrios nutricionais que colocam a saúde em risco.

O médico pode identificar, por exemplo, problemas gastrointestinais que prejudicam a absorção de nutrientes; doenças como a obesidade e suas consequências (diabetes, hipertensão etc.); e transtornos como bulimia, anorexia nervosa e compulsão alimentar.

Além dos exames que o nutricionista também pode pedir, são atribuídos ao nutrólogo a solicitação de análises como exames de imagem, genéticos e endoscopia. Vale lembrar que, como falado lá no começo, a prescrição de cardápio é de responsabilidade do nutricionista. Portanto, quando o nutrólogo identifica que um problema pode ser solucionado apenas com mudanças na dieta, encaminha o paciente para o nutricionista, que irá elaborar o plano alimentar.

Fonte: Viver Bem | UOL

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.