7ª Jornada Pedagógica foi um sucesso de público no primeiro dia

7ª Jornada Pedagógica foi um sucesso de público no primeiro dia

Com o objetivo de desenvolver competências sócio emocionais, o primeiro dia da 7ª Jornada Pedagógica começou com recorde de público e a presença de mais de 1.200 educadores do município numa realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), no Complexo Turístico da Rua da Praia, nesta quinta-feira (28).

Vale ressaltar que neste ano a Jornada Pedagógica voltou acontecer de forma presencial após o período mais crítico da pandemia.

Na abertura, o prefeito Felipe Augusto fez questão de parabenizar todos os profissionais da educação.

“Em seis anos investimos mais R$ 1 bilhão de reais na educação. Reformamos mais de 80% das unidades de ensino, estamos distribuindo os materiais escolares e não tenho dúvidas que essa Jornada Pedagógica qualificará ainda mais os nossos professores. Nossos alunos e todos vocês merecem o melhor, afinal, temos os melhores educadores do Litoral Norte”, ressaltou o prefeito.

A secretária da SEDUC, Marta Braz, parabenizou cada educador presente na jornada e fez questão de salientar sua alegria em ver o evento completamente lotado.

“Agradeço a cada educador presente neste evento. Chegamos a 7º Jornada, e trabalhar no desenvolvimento das competências socioemocionais é mais do que fundamental após o período mais crítico da pandemia. Tenho certeza que esse evento será um divisor para todos nós educadores. Eu acredito na força da educação e em todos vocês”, comentou a gestora.

A primeira palestra do dia aconteceu com renomado Prof. Dr. Gabriel Perissé, que debateu o tema: “Viver, conviver, evoluir”. Em sua palestra o autor renomado fez questão de resgatar a busca essencial do sentido da vida, a importância do diálogo na convivência, além de abordar aspectos da criatividade como capacidade de criar vínculos.

Ainda no período da manhã, a palestra “Educação multicultural e políticas afirmativas na luta contra o racismo no Brasil”, foi conduzida pelo Prof. Dr. Kabengele Munanga que dissecou as origens do racismo na história na humanidade, as peculiaridades do racismo nos países que o praticam, discutir os caminhos de combate contra o racismo, e, por fim,  abordou os conceitos das leis antirracistas, as políticas afirmativas e a educação multicultural.

Em seguida, a professora Sonia Rosa, ministrou a palestra: “A urgência da representatividade negra na literatura infantil: reflexões e referências”.

Rosa aprofundou as questões ligadas à efetivação da Lei 10.639/2003, que contempla a pauta racial dentro dos currículos, considerado por ela como uma urgência na educação brasileira.

“Discutir sobre a temática racial com os professores é fazer uma conexão com o tema mais contemporâneo da atualidade, logo, é fazer parte deste momento histórico em que todos nós estamos inseridos”, afirmou a palestrante.

Os educadores tiveram ainda a oportunidade de aproveitar as variadas apresentações culturais nos intervalos das palestras com o grupo “Urbanos”, que com apresentação de dança de rua levantou o público presente.

Outra apresentação cultural do evento aconteveu com as estudantes, Maria Luiza, destaque na última edição do Fest’Art – do projeto da SEDUC –  “Jovens em Atuação”, que declamou a poesia “Vozes-Mulheres”, de Conceição Evaristo,  além da atriz, Kimberly Campos, que recitou a poesia “Não Desiste, Negra, Não Desiste”, de Mel Duarte.

Após o almoço a programação da tarde seguiu com os mesmos profissionais da educação que palestraram pela manhã com grande participação do público presente.

Os painéis continuam nesta sexta-feira (29) com a apresentação da Profa. Drª. Deigles Giacomelli Amaro, que abordará o tema: “Educação inclusiva – ser profissional da educação, ser bebê, criança, adolescente, jovens e adultos na escola para todos e cada um”.

Giacomeli é doutora em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (FEUSP), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP), especializada no Método Terapia Ocupacional dinâmica (CETO), especializada em Saúde Coletiva (FMPUSP), especializada em Terapia Corporal (Cochicho das Águas), graduada em Terapia Ocupacional (PUCCAMP) e em Pedagogia (UNIP), atriz formada no Curso Técnico de Ator, (Teatro Escola Macunaíma).

Ainda na sexta, na segunda apresentação do dia, o Prof. Dr. José Meciano Filho, debate o tema: “Ensinando e aprendendo com prazer a neurociência entra em ação”.

Meciano Filho é Professor Assistente e Doutor da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, mestre em Biologia e Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutor em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo (1993). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisador na área de: Envelhecimento Neurológico, Neuroeducação e Reabilitação Neurocognitiva.

No intervalo das palestras será realizada a entrega de certificados das atividades realizadas nas escolas com o tema da Revolução de 1932.

Após a entrega dos certificados, será a vez da diretora pedagógica da SEDUC, Rosana Salvini, fazer uma apresentação aos profissionais da educação.

Em seguida, os novos psicólogos da SEDUC realizam também mais uma apresentação aos educadores.
No retorno do almoço teremos mais apresentações culturais, e os palestrantes da manhã voltam a debater os temas abordados na manhã.

Perto do encerramento, a SEDUC oferece mais uma rodada de conversa dos psicólogos com o público participante.

Vacinação COVID-19

Durante a Jornada Pedagógica muitos professores aproveitaram a oportunidade e foram vacinados pelos profissionais da Secretaria de Saúde. As vacinações seguem também nesta sexta-feira (29). Os interessados devem estar munidos de documentos pessoais, além da carteira de vacinação.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.