Banho em filhotes

Banho em filhotes

Olá meus caros leitores, vamos falar de filhotinhos?

Filhotes são deliciosos e fofinhos, é sinônimo de brincadeiras e diversão, mas devemos tomar alguns cuidados para que a chegada do novo membro seja tranquila. Geralmente eles chegam um pouco sujos e com um cheirinho forte, o nosso instinto manda dar banho de imediato, mas é extremamente importante sermos atenciosos e cuidadosos.

Um filhote de 45 dias é um bebezinho, nesta fase ele já desmamou e está se adaptando a comer a papinha e beber água da tigelinha, neste momento é uma verdadeira lambança, voa ração e água para todos os lados, e é claro que toda a comida que entra vai acabar saindo, é o momento em que o filhotinho ainda não tem noção de espaço e lugar correto de fazer suas necessidades, faz em qualquer lugar e acaba pisando e se sujando.

Até então uma situação normal na rotina de ter um filhote em casa, mas é aí que mora o perigo: O de fazer o banho sem uma orientação de um profissional de estética canina ou as recomendações de um veterinário.

Por este motivo, vão aqui dicas de fazer o primeiro banho no seu filhote em casa:

1° Um filhotinho de 45 dias é muito pequeno para um banho, sua higienização deverá ser feita com toalhas molhadas com banho a seco ou lenços umedecidos próprios para cães,” jamais use produtos de origem humana em cães ou gatos”.

2° Não devemos usar shampoo de criança em cães, a formulação destes produtos não são apropriadas para filhotes, não se esqueça que a pele do cão é uma esponjinha e absorve muito mais as químicas dos produtos, portanto o risco de intoxicação ou o desenvolvimento de uma reação alérgica é muito alto.

3° Gatinhos também tomam banho, mas devemos nos atentar ao ambiente com barulho e estresse,  gatos são mais sensíveis aos barulhos.

4° A temperatura da água é muito importante para o banho, não muito quente e nem muito fria.

5° Os ouvidos devem ter um cuidado muito especial, a higienização é apenas nas orelhas e não dentro do ouvido e com produtos próprios, nunca use cotonetes ou outros instrumentos para limpar o ouvido, caso o filhote tenha muita sujeira, o ideal é falar com o veterinário. 

6° A secagem é muito importante, use toalhas limpas e felpudas para não machucar a pele do filhote, caso queira usar o secador de cabelo, devemos ter atenção com a temperatura, o ideal é fria ou quase fria, “nunca secar o filhote com temperaturas altas”, isso poderá queimar o bebezinho .Geralmente os veterinários recomendam o banho após a terceira dose de vacina, o importante é respeitar a opinião do profissional, desta forma o seu filhote crescer saudável e alegre.

Na próxima vamos falar sobre o primeiro banho no petshop, um beijão em todos e não se esqueçam:

“Amar um cão vai além do afeto emocional, tratar bem um animalzinho é dar a ele, além do amor, um abrigo, uma alimentação de qualidade e higiene. 

JANAÍNA CASOTTI DE SOUZA

Esteticista e proprietária da Pontal Animal, atua na área ha 11 anos e especialista em cães e gatos de diversas raças, tendo diversos cursos na área, inclusive especialização internacional.

Setembro

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *