QUASE 2 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DAS FESTAS RELIGIOSAS EM CARAGUATATUBA

QUASE 2 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DAS FESTAS RELIGIOSAS EM CARAGUATATUBA

As celebrações a Santo Antônio e ao Divino Espírito Santo mobilizaram mais de duas mil pessoas em Caraguatatuba, no último domingo (5), nas diferentes manifestações de fé e devoção, realizadas ao longo de todo o dia, em diversos pontos da cidade. O encerramento da 31ª Festa do Divino Espírito Santo teve Desfile da Cavalaria, com a participação de, pelo menos, 200 cavaleiros, acompanhados por mais de 250 fiéis, que saíram às 11h da Praça da Cultura, no Centro, em direção à Catedral do Divino Espírito Santo, no bairro Indaiá.

Entre as comemorações, por volta das 12h, os festeiros participaram da partilha de alimentos, com o almoço do tradicional ‘afogado’. O prato típico foi distribuído gratuitamente para cerca de 1.500 pessoas. Ao todo, o preparo da receita levou 300 kg de carne, 60 kg de batata, 20 kg de farinha de mandioca e 100 kg de arroz.

A festividade, realizada em torno do tema “O sopro do Divino, a esperança se renova”, seguiu ao som de cantorias e apresentações de grupos folclóricos de Caraguatatuba, além de Missa da Irmandade e Procissão do Divino, padroeiro da Catedral e da Diocese de Caraguatatuba.

Já na programação da 169ª Festa de Santo Antônio, ocorreu uma caminhada penitencial em peregrinação até o Morro Santo Antônio, seguida de Missa Campal no local, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio, padre Carlos Alberto da Silva (Padre Beto). Segundo a organização, ao menos 400 pessoas participaram das atividades.

A programação social da festa do padroeiro de Caraguatatuba segue até o dia 26 de junho, com quermesse e ‘show de prêmios’. A atração ocorre sempre aos fins de semana e feriados, a partir das 20h, na praça de alimentação da igreja e Coreto da Praça Cândido Mota, no Centro.

Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, a festividade tem ainda missas e outras celebrações litúrgicas em comemoração ao padroeiro da cidade, como a peregrinação na imagem.

Os eventos foram realizados com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna das igrejas.

Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio

Dia do Padroeiro

No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, as comemorações iniciam às 8h, com missa pelo 3º Aniversário do Santuário, seguida da benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Haverá, ainda, o casamento comunitário e o esperado corte do bolo, às 11h. A agenda encerra às 18h com nova missa e procissão.

Corpus Christi 

No dia 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.

Dia do Padroeiro (13 de junho)
Santuário Diocesano de Santo Antônio

8h: Missa, Benção dos Pães e do bolo de Santo Antônio
11h: Casamento Comunitário
18h: Missa e Procissão

Corpus Christi (16 de junho)

6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão

Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (3 a 26 de junho)
Sexta a domingo e feriados – a partir das 20h

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.