Campanha Setembro Amarelo

Campanha Setembro Amarelo

Todos pela vida! Campanha do Setembro amarelo

Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida. No mundo, uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio segundo dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entidades ressaltam a importância do cuidado com a saúde mental e emocional de todos nós, não só para prevenir o suicídio, mas para termos uma melhor qualidade de vida.

Há diversos esforços para levar conscientização sobre esse problema de saúde pública e a necessidade de se quebrar tabus e mitos. Somente por esse caminho, com esclarecimento e o estímulo às pessoas para falarem abertamente sobre a questão, torna-se possível reduzir o número de mortes por suicídio. Um marco importante para esse enfrentamento foi a definição de 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, quando profissionais de saúde, população e movimentos organizados pela vida se organizam pela causa.

O movimento Setembro Amarelo faz parte do trabalho do CVV – Centro de Valorização da Vida –   uma das entidades não-governamentais mais antigas do país, com 58 anos, atuando exclusivamente com voluntários em atendimentos gratuitos para ouvir e apoiar pessoas que precisam conversar, muitas delas com ideias suicidas. Atualmente, somos

cerca de 3 mil voluntários em todo o país, atendendo, anualmente, cerca de 3 milhões de chamados por telefone, e-mail, chat, carta ou pessoalmente.

O CVV – Centro de Valorização da Vida – é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida, em 1973, como de Utilidade Pública Federal, sem viés religioso ou ligado a quaisquer outras iniciativas. É associado ao Befrienders Worldwide ( www.befrienders.org ), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo, e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

Estamos plenamente à disposição para mais esclarecimentos e, em nome do CVV, agradeço a oportunidade.

 

Vol. Geraldo Donizete Santos do Nascimento

Coordenador do Posto   CVV- São Sebastião/SP

Contato: (12) 99179-2438

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *