EMPREENDEDORES INOVAM SABORES DA PÁSCOA COM TOQUES DA GASTRONOMIA PARAENSE

EMPREENDEDORES INOVAM SABORES DA PÁSCOA COM TOQUES DA GASTRONOMIA PARAENSE

Quando uma família celebra datas comemorativas em torno de uma refeição ou alimento especial, o ato de comer envolve o encontro entre tradição e as novidades de cada período. A Páscoa 2022 não será diferente. Em Belém, profissionais do ramo de doces e salgados inovam com produtos que misturam o formato clássico do ovo de Páscoa com ingredientes da culinária do Pará, que é considerada atualmente como uma das mais originais do país.

Os chocolates continuam em alta, dominando as prateleiras dos supermercados e as páginas das redes sociais de pequenos empreendedores, no entanto, as opções de quem prefere alimentos salgados também estão ganhando destaque. É o caso do “empadovo”, produto comercializado pela pequena empresária Danielle Andrade, que é um empadão, receita feita principalmente com frango, no formato de ovo de Páscoa.

“A gente procura agradar todos os públicos. Uma novidade que nós destacamos é o ‘empadovo’ de camarão com jambu, para trazer o gosto regional. Nós já trabalhávamos com o ‘empadovo’ de frango, mas resolvemos fazer o de camarão para dar ainda mais destaque para a gastronomia do Pará, assim como temos o pão de batata com creme de camarão com jambu”, diz a empresária. E o “toque regional” está também nos tradicionais ovos de chocolate.

A loja gourmet virtual de Danielle, que atua com comercialização no modelo delivery, acredita que as vendas neste ano serão melhore que as de 2021 e 2020, mas admite que a inflação no preço dos alimentos pode ser um obstáculo. “Nós temos que fazer o máximo para oferecer um valor acessível, sem perder a qualidade, por isso vou sempre atrás de promoções. Mas alguns ingredientes chamam a atenção por terem aumentos constantes, como, principalmente, o leite condensado e o trigo. Tentamos variar os valores para atingir vários nichos. Temos opções de R$ 30 a R$ 90”, exemplifica.

Para conseguir inovar, e oferecer a cada ano novidades aos clientes, Danielle utiliza constantemente as redes sociais. “Outra prática que tenho é de viajar uma vez por ano para pesquisar as tendências, participar de eventos e descobrir o que os diferentes públicos, incluindo as crianças, estão pedindo”, revela.

Delivery

Com o início da pandemia, em março de 2020, o negócio da empreendedora Carolina Pimenta Ataíde, que trabalha há sete anos no ramo de doces e salgados, precisou concentrar as atividades em encomendas e atendimentos delivery, já que a loja física que possuía dentro de um colégio teve que fechar. “Mas agora, neste ano, com o retorno das aulas e dos eventos, a gente tem a expectativa de que as coisas vão melhorar. Acredito que as vendas da Páscoa serão melhores que nos outros anos”, afirma.

O fruto considerado símbolo do Pará, o açaí, também está presente nos doces de Carolina Ataíde. “A gente sempre buscou utilizar os ingredientes regionais. Temos o ovo de colher Paraense, que leva açaí e tapioca, e o Carimbó, que é de cupuaçu e castanha. Também apostamos no empadão de camarão rosa com jambu”, completa.

Em 2020, Belém teve renovado o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco). A capital paraense tornou-se referência mundial em gastronomia em 2015, e passou a integrar uma rede de cidades de todo o mundo que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e igualitária.

Fonte: OLiberal

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.