Benefícios do sexo para a saúde: descubra quais são!

Benefícios do sexo para a saúde: descubra quais são!

A lista dos benefícios do sexo é enorme: deixa a pele mais saudável, exercita músculos diferentes do corpo, promove a oxigenação (e ajuda a fixar a memória), aumenta a imunidade, melhora a qualidade do sono, combate o estresse e a depressão e evita até câncer.
É evidente que o principal objetivo de uma relação sexual é sentir prazer – ou começar uma família –, mas por que não conhecer os vários benefícios que ela pode trazer para nossa saúde? Abaixo, nós separamos as vantagens que o sexo proporciona para o corpo – da cabeça aos pés. Confira!

Quais são os benefícios do sexo para a saúde?

Para conseguir “entrar no clima”, homens e mulheres precisam estar relaxados. Esse estado, que é ainda mais intenso após o orgasmo, faz o corpo funcionar de maneira especial, levando oxigênio e nutrientes ao corpo inteiro, beneficiando especialmente as partes periféricas, como os cabelos e a pele.

A melhora na oxigenação também faz bem ao cérebro e aos músculos. “A alimentação celular melhora por causa do maior fluxo sanguíneo promovido pelo relaxamento”, afirma o psicoterapeuta sexual de casais Oswaldo Rodrigues Jr. Além disso, alguns músculos diferentes dos utilizados no cotidiano são exercitados, dependendo das posições.

No dia seguinte
Como resultado de todo esse processo, o sono pós-sexo é melhor e mais eficaz. Isso dá disposição e aumenta o desempenho físico no dia seguinte, criando uma sensação generalizada de bem-estar. Os hormônios produzidos durante a relação continuam agindo nos dias seguintes, o que inclusive já facilita a próxima transa.

Na vida
“Pessoas que mantêm atividades sexuais frequentes apresentam menos sintomas depressivos ou de ansiedade, sendo esta uma maneira importante de impedir ou diminuir problemas psiquiátricos e psicológicos”, ressalta Rodrigues Jr.

De acordo com o psicoterapeuta, de maneira geral, o sistema imunológico também se beneficia do sexo. “Indivíduos que têm relações sexuais semanalmente ficam doentes menos vezes e têm uma resposta melhor do organismo quando adoecem, pois apresentam melhor resistência física”, acrescenta o especialista.
O psicoterapeuta sexual também salienta a importância do sexo na vida conjugal: “Por permitir a expressão de emoções, uma comunicação não verbal positiva, aumenta-se a percepção positiva do compromisso, o que ajuda na manutenção do relacionamento”, lembra.

Faz mal ficar sem sexo?
Não. Obviamente, uma pessoa pode ser afetada de diversas formas por ficar muito tempo sem ter qualquer tipo de relação, mas, clinicamente, ficar sem sexo não é ruim para a saúde.

Apenas casais que estão tentando engravidar precisam ficar atentos, pois, quanto mais espaçadas as transas, menor as chances de fecundação. Isso acontece porque os espermatozoides morrem dentro do corpo do homem após dois ou três dias, portanto, a ejaculação com regularidade pode ser benéfica neste caso.

Lista de todos os benefícios do sexo

Aqui vai um compilado dos benefícios do sexo para nossa saúde e bem-estar:

-O relaxamento propiciado pelo sexo, que se intensifica após o orgasmo, leva oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo.

-Melhora o aspecto da pele e a saúde dos fios, principalmente do cabelo.

-Exercita músculos diferentes do corpo e a oxigenação ajuda na formação das fibras musculares.

-A oxigenação provocada pelo orgasmo também chega ao cérebro, estimulando os neurônios e ajudando a fixar a memória, entre outros benefícios.

-Melhora a qualidade do sono e aumenta a disposição no dia seguinte.

-Combate a depressão e o transtorno de ansiedade.

-Fortalece o sistema imunológico e aumentam a resistência física.

-Melhora muito a vida a dois

-Por fim, ficar sem também não faz mal

 

Fonte: Ativo Saúde

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *