São Sebastião participa de 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte

São Sebastião participa de 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte

Nesta terça-feira (14), a partir das 9h, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), irá participar do 2º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte, reunião que visa incentivar ações e criar projetos que reduzam a poluição com resíduos sólidos na região.

Esse evento faz parte do compromisso firmado por gestores municipais das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba) de manter uma agenda de trabalho conjunta, realizando reuniões trimestrais, em cada município.

A segunda reunião ocorrerá em Caraguatatuba e o secretário sebastianense de Meio Ambiente, José Augusto de Carvalho Mello, estará presente. “É de suma importância que mantenhamos a rotina desses encontros para debater questões que melhorem a nossa situação ambiental e que, juntos, possamos encontrar alternativas para as quatro cidades”, explica o secretário.

O 1º Encontro de Secretários de Meio Ambiente do Litoral Norte ocorreu em 14 de setembro, na Ilhabela, em que foi tratado o combate ao plástico nos oceanos e assinada a carta de compromisso dos representantes dos quatro municípios.

Os seis princípios da carta de compromisso

  1. Tomar medidas públicas que reduzam a quantidade de produtos à base de plásticos derivados de petróleo, através da redução de seu consumo pelo redirecionamento das compras públicas.
  2. Apoio das Câmaras de Vereadores na aprovação de legislação que proíba ou restrinja o uso de materiais plásticos no comércio municipal, favorecendo a substituição por produtos biodegradáveis.
  3. Articulação com os setores empresariais visando o estímulo ao uso de produtos alternativos aos plásticos nos estabelecimentos de turismo litorâneo, principalmente restaurantes e quiosques de praia.
  4. Reforço da limpeza pública das orlas das praias, com decidido programa de reciclagem, evitando-se que materiais plásticos sejam levados ao mar.
  5. Implementar um programa conjunto de educação e conscientização ambiental, tanto nas escolas quanto junto aos moradores e turistas.
  6. Envolvimento das entidades ambientalistas e representativas, capaz de mobilizar a sociedade civil na proteção da biodiversidade marinha e na defesa.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.