Saiba aqui o motivo da Prefeitura criar linhas de integração
A Prefeitura de São Sebastião informou, desde quarta-feira (30), alterações no Transporte Público Coletivo de Passageiros, com a criação de linhas de integração. A integração permite que o passageiro faça conexão entre duas linhas de ônibus, no mesmo sentido de deslocamento, sem a cobrança da segunda tarifa, utilizando o Cartão SOU.
O termo “integração” marca uma série de discursos que lidam com as divisões, com as fragmentações da cidade. No transporte público, diante da variação dos meios utilizados para melhorar a mobilidade urbana (ônibus, metrô, trem, van, balsa), busca-se interligá-los a fim de otimizar as condições do trânsito de passageiros e pedestres.
A “Política Nacional de Mobilidade Urbana”, criada pelo Governo Federal, destaca “a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no território do Município”.
O cartão SOU (Sistema de Ônibus Urbano) de integração, ou, o famoso “bilhete único” se baseia nas medidas que pretendem facilitar e unir o sistema de meios de transporte e até mesmo as linhas igual o conceito adquirido em São Sebastião.
Deste modo, a ideia é evitar que o passageiro pague duas ou mais tarifas para realizar um percurso, como o de ida ou volta ao trabalho ou a uma atividade de lazer.
A Prefeitura destacou que em períodos de alta temporada, de 27 de dezembro à 31 de janeiro, o tempo concedido para a integração será de 240 minutos, dado o elevado tempo de viagem das linhas do sistema estrutural em função do volume de tráfego de veículos na rodovia. Fora desse período o tempo será de 120 minutos contando a partir da primeira viagem.
As tarifas públicas do transporte coletivo urbano de passageiros, a partir de 06/12/2022, são de R$ 4,50 (nos sistemas Estrutural e Regional) e R$ 2,50 no Sistema Local (Alimentador).
Fonte: Prefeitura de São Sebastião