Prefeitura inaugura CREAS e nova unidade da Casa PodeRosa Costa Sul

Prefeitura inaugura CREAS e nova unidade da Casa PodeRosa Costa Sul

Para melhor atender e ampliar os serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) inaugurou neste dia 08 de março – Dia Internacional da Mulher, a primeira unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Costa Sul e Casa PodeRosa, na Rua do Cascalho, 1.470, bairro Boiçucanga.

Foram investidos cerca de R$ 196.800,00 na reforma e adequação do novo prédio do CREAS, em que houve restauro na alvenaria; adequação das instalações elétricas; reforma de banheiros com acessibilidade; instalação de ares-condicionados em todas as dependências; pintura geral das instalações, identidade visual, equipamentos e materiais permanentes.

A equipe é composta por assistentes sociais e psicólogas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17hs, na Estrada do Cascalho, 1.470, bairro Boiçucanga. Telefone (12) 3861-1424.

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social em que são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social, ou tiveram seus direitos violados. Os encaminhamentos dos casos, em sua maioria, são do Conselho Tutelar, Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP), além dos serviços de saúde, assistência social e educação à comunidade.

CREAS Região Central

Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 85, Centro. Telefone (12) 3893-2583.

Casa PodeRosa

As mulheres sebastianenses possuem centenas de motivos para comemorar este 08 de março – Dia Internacional da Mulher. Amparada em seus direitos e deveres, desde 2020, São Sebastião possui um espaço dedicado especificamente a mulheres vítimas de violência doméstica, ou em situação de vulnerabilidade social: a Casa PodeRosa, ligada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).

A Casa, completa dois anos de serviços prestados, neste dia (08), em que, atualmente, nas regiões Centro e Norte, 60 mulheres são assistidas, e na Costa Sul, 28 mulheres que sofreram violência doméstica. Até o momento, 157 delas, já foram beneficiadas pelos atendimentos realizados pela equipe interdisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogas, enfermeiras, advogadas e superaram a violação de direito.

Outro equipamento ofertado é a Patrulha Maria da Penha, que acompanha vítimas de agressão e violência doméstica, realizada por equipe treinada da Polícia Municipal, em que os contatos são feitos por telefone e visitas às vítimas, além da ferramenta Botão do Pânico, presente no aplicativo Assistência Social São Sebastião SP. Mulheres com medidas protetivas são orientadas a baixar o aplicativo e acionar o botão, caso precisem de socorro.

O sinal é transmitido ao Centro de Operações Integradas (COI) que envia imediatamente uma viatura da Polícia Municipal para o atendimento da ocorrência.

As ações da Casa PodeRosa são realizadas em parceria com a Coordenadoria da Mulher, Fundo Social, Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Secretaria de Saúde (SESAU), Segurança Urbana (SEGUR), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião.

A Casa PodeRosa fica na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 990, Vila Amélia. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo número (12) 3893-1866.

Cursos Profissionalizantes

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social SEDES – Centro Integrado Profissionalizante (CIP) proporcionou cursos gratuitos a mais de sete mil cidadãs sebastianenses.

Desde 2017, início da gestão municipal, diversos cursos de capacitação foram ministrados a mulher empreendedora, ao integra-la ao mercado de trabalho, sendo eles, de beleza, cabeleireira, manicure, pedicure; design de sobrancelha e maquiadora; moda, costura, roteiro e modelagem; recepção e atendimento; artesanato para gestantes; hotelaria; recepção para comércio, entre outros, e todos voltados as características econômicas da cidade.

Empoderamento e Independência Financeira

– 2017: 50 cursos – 762 mulheres formadas;

– 2018: 102 formações – 2.340 mulheres prontas para o mercado de trabalho;

– 2019: 176 cursos – 3.122 mulheres capacitadas;

– 2020: suspensos devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19);

– 2021: 62 capacitações – 859 mulheres formadas;

– 2022: 10 formações – 179 mulheres certificadas, até o momento.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.