Prefeitura apoia o Dia Mundial de Combate à Desnutrição

Prefeitura apoia o Dia Mundial de Combate à Desnutrição

Neste domingo (29), foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Desnutrição e a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), da Fundação de Saúde Pública (FSPSS) e da Secretaria da Educação (SEDUC), alerta quanto a esse grave problema que ainda acomete uma parcela da população mundial.

A desnutrição, falta de alimentos de alto valor nutritivo ingerido de forma contínua, é observado com maio incidência em lactentes e crianças, que pode vir a ocasionar quadros infecciosos e, em casos mais graves, a mortalidade infantil.

Em São Sebastião, a administração municipal dá acesso pelas suas 24 Unidades de Saúde da Família (USF) – confira os endereços aqui – aos serviços de saúde que possibilitam o acompanhamento e a identificação precoce de distúrbios nutricionais, como a desnutrição, através da vigilância alimentar e nutricional.

Após procurar uma USF, a pessoa será avaliada por um médico clínico geral e, de acordo com critérios clínicos, é encaminhada para um nutricionista e demais especialidades médicas, oferecidas em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centro de Saúde.

O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), entre suas atribuições, acompanhamento nutricional de mães e bebês; orientação em amamentação, avaliação da pega, sucção e sistema motor-oral do bebê; avaliação e orientações sobre a saúde bucal do bebê; e acompanhamento integral do crescimento e desenvolvimento infantil.

O município possui duas unidades: na Topolândia, na Rua Antonio Pereira da Silva, 280, telefone (12) 3891-4957; e em Boiçucanga, na Avenida Walkir Vergani, 878, telefone (12) 3865-8087.

O Projeto Horta Educativa, realizado por meio das parcerias do Fundo Social de Solidariedade, das Secretaria da Educação (SEDUC) e do Meio Ambiente (SEMAM), tem como objetivo incentivar nos alunos o interesse pelo meio ambiente, promover o contato com a natureza, conhecer os alimentos e seu valor nutricional, além de despertar senso de responsabilidade e zelo. O projete já atendeu mais de sete mil alunos das escolas municipais desde 2018.

A SEDUC também disponibiliza alimentação diversificada em suas unidades escolares, com base na Política Nacional de Alimentação Escolar. Para estudantes com restrições alimentares, há uma dieta especializada voltada para sua particularidade. As escolas sebastianenses propiciam, inclusive, a abordagem de temas de educação nutricional, promovendo conhecimento aos seus alunos sobre escolhas alimentares mais saudáveis.

A Prefeitura de São Sebastião procura cercar o problema da nutrição ao oferecer serviços municipais de qualidade, com o intuito de salvar vidas dando assistência especializada e orientação para que todos se conscientizem a respeito do assunto.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.