GCM de São Sebastião é promovida à Polícia Municipal

GCM de São Sebastião é promovida à Polícia Municipal

A Prefeitura de São Sebastião realizou, na segunda-feira (25), no Ginásio de Esportes “Amaro Buarque Sampaio”, no bairro Topolândia, a cerimônia de Promoção dos Policiais Municipais Classe Especial.

Esse evento, vinculado à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), é de suma importância para a força de segurança do município, prestigiada com a Lei Complementar nº 269/2021, em que institui o Plano de Cargos, Salários e Carreira, e estrutura a política de remuneração e de evolução funcional, aperfeiçoando a legislação atual e adequando-se à Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

Desde 2017, aos dias atuais, a Prefeitura vem realizando uma série de ações e aprimoramentos da corporação que fizeram com que São Sebastião seja considerada a cidade mais segura do litoral paulista e a 5ª mais segura do Brasil entre os municípios com até 100 mil habitantes.

A lei complementar, aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores, partiu de uma indicação do Prefeito Felipe Augusto, em reconhecimento aos esforços e comprometimento dos agentes de segurança.

Felipe Augusto, que recebeu homenagem devido ao apoio irrestrito prestado à instituição, falou sobre a promoção dos agentes de segurança. “É com muita honra que recebo essa condecoração da Guarda Civil Municipal, que hoje passa a se chamar Policia Municipal de São Sebastião e é muito importante para a Segurança Pública, junto com as policias Militar e Civil. No decorrer dos anos fizemos muitos investimentos, como armamentos, coletes, uniformes e viaturas e estamos ampliando a capacidade técnica com cursos. E os investimentos e novos projetos vão continuar. A força de segurança merece o nosso respeito pelo empenho na proteção da população sebastianense”.

Além do prefeito, participaram da cerimônia: Reinaldo Alves Moreira Filho (Vice-prefeito e Secretário de Saúde); Emerson Elias (Secretário Municipal de Segurança); André Maciel, (Comandante da Guarda Civil Municipal); o delegado Seccional de São Sebastião, José Vinciprova Sobrinho, Olivo Ballut (presidente da Associação Comercial e Empresarial) e representantes do Legislativo.

Histórico da GCM

A força de segurança foi criada em 2007 e iniciou suas atividades em meados de junho de 2008, com 65 agentes que, ainda desarmados, realizavam rondas patrimoniais no município.

Em 2011, a corporação passou a trabalhar armada e pôde, assim, auxiliar com mais eficiência as demais instituições policiais, atendendo a diversos tipos de ocorrências.

Já em 2014, com o Estatuto Geral da Guardas Municipais, as GCMs passam a ter atribuições mais amplas no âmbito da Segurança Pública e combate à Criminalidade.

A Corporação Sebastianense foi reestruturada, em 2017, recebendo novos coletes, viaturas e armamentos, o que possibilitou um aumento expressivo nos atendimentos a ocorrências criminais e mais efetividade no combate à criminalidade. Desde então, foram cerca de 500 prisões em flagrante até o ano de 2021.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.