Fique sabendo!

Fique sabendo!

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde (SESAU), reitera o alerta aos munícipes e turistas sobre a necessidade do cumprimento da Lei Municipal nº 848/1992, referente à proibição da circulação de animais domésticos nas praias. O ato configura infração, que pode gerar, além de multa, a apreensão do animal.

De acordo com o texto da lei, em seu artigo 33, abandonar, soltar ou se fazer acompanhar de animais nas praias gera uma multa de R$ 600, e em caso de reincidência da infração, o animal poderá ser recolhido e encaminhado ao CCZ de São Sebastião.

A presença de animais na praia é bastante nociva, tanto para a saúde deles, quanto para a de seres humanos. Isso porque, os pets podem sofrer com as picadas de insetos ou, até mesmo, serem acometidos pela Dirafilariose, também conhecida como verme do coração, doença transmitida por mais de 60 espécies de mosquitos facilmente encontrados em ambiente praiano. O tratamento é, muitas das vezes, feito somente com internação e cirurgia.

Para a sociedade como um todo, o principal risco é contrair a Larva Migrans Cutânea, um parasita que vive dentro do intestino de cães e gatos, popularmente conhecido como bicho geográfico. Apesar de não ser nocivo à saúde, pode gerar grande desconforto, já que eles andam em nossa pele causando coceira e vermelhidão nas áreas afetadas.

Podem, ainda, causar problemas mais sérios, como Giardíase e Isosporose, que irão gerar muito desconforto na região abdominal, gases e até crises de vômitos. Em ambos os casos, os tratamentos são feitos à base de vermífugos.

Caso o munícipe aviste algum animal nas praias do município, acompanhado de seus tutores, pode fazer uma denúncia por meio do número (12) 3892-6000, para que os agentes de fiscalização tomem das devidas providências.

Com supervisão de Janaína Maria de Castro

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *