Encontro entre Governos Federal e Estadual apresenta estratégias para a retomada do turismo no Litoral Paulista

Encontro entre Governos Federal e Estadual apresenta estratégias para a retomada do turismo no Litoral Paulista

Na última quarta-feira (29), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com os governos federal e estadual, realizou o Encontro de Retomada do Turismo no Litoral Paulista, no Beach Hotel Sunset, na praia de Cambury.

A reunião teve como objetivo apresentar os planos de ações, estratégias de recuperação do turismo e as propostas dos setores públicos e dos setores privados para fomentar o turismo na região afetada pelas fortes chuvas no mês de fevereiro. As ações se estendem a outras cidades atingidas como Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba, Bertioga e também Guarujá.

O encontro reuniu mais de 100 participantes, integrando o trade turístico, representantes das três esferas de governo e empresas do setor público e privado.

Conduzido pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, a reunião contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, por videoconferência; Gerência de Apoio do Litoral Norte, representada pelo Coronel André Marcelo Warol Porto Rodrigues; o representante da Infraero, Richard Custódio da Silva; a secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite; a secretária municipal de Turismo, Adriana Augusto Balbo; representantes das prefeituras de Ilhabela, Caraguatatuba, Ubatuba e Guarujá; o presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião, Marco Perrotti; e contando também com representantes do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, CVC Corp e Sebrae.

Novas parcerias foram anunciadas com a empresa de ônibus Pássaro Marrom, na oferta de passagens com valores reduzidos, a fim de incentivar o turismo durante nos dias de semana (segunda a quinta-feira) na região, durante a baixa temporada. Essa parceria também estará ligada ao programa ‘Voa, Brasil’, com o objetivo de democratizar o transporte aéreo, tornando as passagens mais acessíveis e integrando a chegada de turistas nos aeroportos do Estado de São Paulo ao destino São Sebastião.

Na reunião também foram apresentadas linhas de créditos disponíveis para auxiliar os prejudicados e o trade local presente no encontro pode tirar dúvidas e propor sugestões para melhorias e facilitações. Os empresários, formais e informais, afetados pelas chuvas em São Sebastião, terão acesso a linhas de crédito emergenciais disponibilizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Banco do Povo e Programa Desenvolve SP.

Além disso, com o objetivo de garantir condições de recuperação do setor de turismo, responsável pela geração de emprego e renda na região, o Ministério do Turismo também está disponibilizando aos empreendedores turísticos afetados inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o acesso a R$ 196 milhões disponíveis via Fundo Geral de Turismo (Fungetur). Os recursos podem ser utilizados para a realização de obras, aquisição de bens e também para capital de giro.

Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero)

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, destacou na reunião que estão sendo estudadas áreas no município para instalação de heliponto, heliporto e aeroporto em São Sebastião. A iniciativa visa fortalecer o turismo e uma saída aérea em caso de necessidade, confirmada com o período da calamidade vivida pelo município.

Parcerias para incentivo ao turismo

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo assinou o protocolo com a empresa que é considerada a maior operadora de viagens da América Latina, a CVC Corp.

Entre as medidas a serem realizadas, a CVC vai estimular a venda de destinos do Litoral Norte por meio de suas 1.100 lojas franqueadas e oito mil agências de viagens em todo o Brasil, além de realizar workshops com os meios de hospedagem da região para mobilizar fornecedores atuais e cadastrar mais hotéis e pousadas nas plataformas das marcas do grupo, e elaborar um plano de mídia para impactar o consumidor final potencial para visita à região.

Na reunião, a secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Luciane Leite, frisou que novas parcerias com empresas de viagens estão sendo discutidas.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *