CHUVAS SUPERAM PREVISÃO E CAUSAM ALAGAMENTOS
A prefeitura informou, na manhã deste domingo (20), por meio da Defesa Civil, ligada à SEGUR (Secretaria de Segurança Urbana), que o acumulado de chuva nas últimas 12 horas chegou a 294 mm, superando a previsão de um acumulado de 200 mm para o período do sábado (19) à segunda-feira (21), causando inundações, principalmente na Costa Sul. A situação está sob controle, com as equipes da Prefeitura e parceiros que fazem parte do PLAMCON (Plano de Contingência da Defesa Civil) trabalhando nos incidentes decorrentes do clima.
O município não tem nenhuma pessoa ou família desalojada ou desabrigada. Há áreas alagadas. A região mais atingida foi a Costa Sul, onde houveram inundações em trechos de bairros, como Baleia Verde, Barra do Sahy e Barra do Una (Vila dos Mineiros). Também ocorreram quedas de árvores na rodovia SP-055 (Rio Santos), na altura de Toque-Toque-Pequeno, com rápida liberação da pista pela prefeitura.
A Defesa Civil, a SESEP e demais secretarias e órgãos envolvidos no PLAMCON seguem monitorando todo o município e incidentes. Até a manhã deste domingo, a Defesa Civil não teve ocorrências pelo 199.
Desde ontem, a Defesa Civil do município entrou em estado de atenção, devido ao alerta de chuvas intensas na região, que permanecem e devem elevar ainda mais o acumulado.
O Fundo Social de Solidariedade e a SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social) também estão a postos para atender solicitações das demais equipes do PLAMCON.
A força de salvamento reforça para que a população fique atenta a áreas de risco, pois a previsão de acumulados elevados nos próximos dias pode tornar o solo muito úmido e propiciar deslizamentos, desabamentos, alagamentos, quedas de árvores e desabamentos de muros.
A administração municipal orienta à população que mantenha atenção à topografia do solo e, caso repare deslocamento de terra ou possível desastre, deixe o local de risco e entre em contato pelo 199.
Outros telefones de emergência são:
Polícia Municipal: 153
Polícia Militar: 190
SAMU: 192
Corpo de Bombeiros: 193
Fonte: Prefeitura de São Sebastião