Saiba mais sobre “SEXOLOGIA”

Sexologia é o estudo científico da sexualidade humana. Inclui não apenas o sexo em si, mas questões relacionadas aos interesses sexuais, comportamentos, crenças, relacionamentos afetivos e inseguranças.
O que é sexologia
A sexologia é um segmento da ciência que nasceu da mescla de pesquisas, debates e estudos de três áreas: a medicina, a biologia e a psicologia. Ela se originou da necessidade humana de ter uma maior compreensão sobre o próprio comportamento sexual que está longe de seguir uma fórmula mágica e definitiva.
Afinal de contas, o sexo não se resume a 8 ou 80. Ao contrário, existem diferentes padrões de se relacionar com o próximo, de atração física e emocional, de expressões de gênero, de estímulos que provocam prazer em fulano, mas não em ciclano e por aí vai.
Basta lembrar que nenhum ser humano é igual ao outro e cada um tem uma história e uma trajetória muito particular. Isso tudo sem falar nas doenças sexualmente transmissíveis, nos traumas psicológicos e nas disfunções físicas que afetam a qualidade de vida de milhares de pessoas. Ou seja, é assunto que não acaba mais!
Tanto é que a sexologia, como parte importante do ramo da saúde, foi pioneira em investigar, definir e catalogar os diferentes manifestações afetivas-sexuais. Muitos dos quais, vale ressaltar, foram consideradas como transtornos mentais e problemas desviantes ligados ao caráter e à personalidade por séculos ao longo da história.
Resumindo: a sexologia é um campo extremamente importante não só para um maior e melhor entendimento de quem somos, mas também para uma maior aceitação da diversidade, o alívio do sofrimento e a promoção do bem-estar generalizado.