Qual a origem da superstição que relaciona gato preto a mau agouro?

Qual a origem da superstição que relaciona gato preto a mau agouro?

Os animais de estimação fazem parte da família de muitas pessoas, que os acolhem com carinho e atenção. Os gatos pretos, no entanto, sofrem até hoje para encontrar um lar. Segundo dados da ONG brasileira Catland, especializada em resgate e adoção de gatos, eles são os que mais demoram a ser escolhidos — dos 300 animais que estão esperando um lar, por exemplo, cerca de 60% têm a cor dos pelos mais escura.

Isso acontece, em parte, porque existem superstições envolvendo sua pelagem — e que vêm à tona, especialmente, em datas como sextas-feiras 13 e Halloween.

Curiosidades sobre gatos

Algumas lendas antigas acreditavam na falsa ligação dos gatos pretos com as trevas. A origem da teoria teria sido na Idade Média. Os felinos, por seus hábitos noturnos, eram associados ao demônio — e se a pelagem fosse preta, a suposta ligação era ainda mais direta.

Eles não escaparam nem mesmo da Inquisição, campanha da igreja católica contra supostas heresias e bruxarias. No século 15, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os bichanos na sua lista de perseguidos pelo tribunal católico.

Outras lendas ainda associam esses animais às bruxas. Uma famosa história conta que, em uma noite de 1560, em Lincolnshire, na Inglaterra, um gato preto foi apedrejado e, para tentar fugir, se escondeu na casa de uma mulher. No dia seguinte, esta dona da casa foi vista com alguns machucados. A partir daí, as pessoas começaram a acreditar que a mulher se transformava no felino à noite.

Para Esaú Clemer, responsável pelos gatos pretos Sherpaman e Pantera, essas crenças não passam de pensamentos antiquados.

Acho extremamente arcaica e cafona. Vivemos em uma sociedade onde o mal está instalado debaixo dos nossos olhos e nos fingimos de cegos” A dona da pequena Luna, Isabela Almeida, acha uma ‘enorme injustiça’ as superstições e teorias criadas. Além disso, ela conta que sua gata preta trouxe sorte e proteção para a sua vida.

Bicho nenhum dá azar, eles não têm culpa nenhuma das coisas que as pessoas inventam. Pela minha experiência, eles trazem sorte, isso sim, porque nos protegem, nos dão amor e são muito companheiros”

A importância dos gatos pretos e a proteção para esses animais

A aversão aos gatos pretos se contrapõe a outras épocas nas quais eles eram considerados sagrados. No Egito Antigo, os felinos representavam os guardiões do mundo dos mortos e eram adorados e protegidos. Além disso, os egípcios acreditavam que os gatos, no geral, eram mágicos e traziam sorte.

Apesar disso, as superstições contra esses animais perduram até os dias atuais. De acordo com a médica veterinária especialista em comportamento animal Juliana Germano, os gatos pretos não só não fazem mal algum, como também trazem benefícios, como outros pets.

Eles não dão azar, pelo contrário, são animais que fazem bem para os seres humanos, especialmente para a saúde emocional” Porém, como ainda permanece a tradição de relacionar os bichanos a mau agouro, Juliana ressalta que se você tem ou quer ter um gato preto, é importante ter alguns cuidados especiais, principalmente durante a sexta-feira 13 e o Halloween, como manter o gato dentro de casa.

“Há pessoas mal-intencionadas que podem maltratar esses animais, seja por preconceito ou por outras motivações. Também há maior índice de atropelamentos, envenenamentos e maus-tratos nestas datas, o que torna as ruas perigosas para os gatos de pelagem escura.”, diz.

Fonte: UOL

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *