O que pode causar cegueira no seu cachorro

O que pode causar cegueira no seu cachorro

A cegueira em cachorros pode se manifestar por diversas razões, entre as principais causas estão: Glaucoma, cães com idade avançada, lesões oculares, catarata canina, complicações causadas pela doença do carrapato, degeneração da retina e doenças de córnea. Na maioria dos casos ela surge nos animais que têm entre 7 à 9 anos de idade. Se o olho do animal de estimação está ficando esbranquiçado, pode ser um sinal de catarata, neste caso, é possível evitar danos e recuperar a visão do animal no início da doença.

Para equilibrar a ausência do sentido da visão, os cachorros acabam desenvolvendo a audição e o olfato de maneira mais apurada, como uma forma de compensação natural.
O problema é bastante comum, principalmente em raças que apresentam olhos salientes e saltados como característica física marcante e têm mais pré-disposição à cegueira:
Poodles, Schnauzer, Boxer, Maltês, Pugs e Shihtzus.

ALGUNS CUIDADOS COM O SEU PET CEGO
* Não o assuste e nem o toque sem avisar
* Deixe a casa em ordem
* Use fragrâncias suaves e sinos para guiá-lo em casa
* Coloque um guizo nos outros pets
* Evite carregar o pet no colo
* Use uma guia durante os passeios
* Treinamento para a condição
* Esteja no campo de visão do pet surdo

É importante sempre procurar um médico veterinário para consultar para dar um diagnóstico e acompanhamento mais preciso.

Fonte: Revista Celebridades

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *