Entenda por que é necessário seu gato ter um arranhador em casa

Entenda por que é necessário seu gato ter um arranhador em casa

Quantas vezes você já tentou tirar seu gato das cortinas, do tapete ou do sofá? Não importa quantas vezes você tente parar com os arranhões indesejados. Sabe como são os gatos… Às vezes, a mensagem de comando ou de advertência é em vão!

Mas, afinal, por que os bichanos gostam tanto de arranhar? E se eles fazem em um lugar onde não deveriam, como podemos encontrar um lugar melhor para eles?

A verdade é que arranhar é um comportamento normal e saudável. É o instinto natural que move os felinos. É assim que eles se alongam, se exercitam e marcam o território. Se o seu gato está procurando o arranhador perfeito, ou seja, uma ótima superfície para ele esticar suas garras – ótimo – é um hábito saudável!

Entenda melhor essa necessidade de arranhar:

Exercício

Em primeiro lugar, arranhar é um ótimo exercício. Você gosta de se alongar quando acorda de manhã? Seu gato com certeza também. Quando os felinos arranham, eles esticam a coluna, as patas e as unhas. É a hora de um serviço geral de ‘manicure’: arranhar para afiar, moldar e limpar as unhas.

Território

Os gatos gostam de se sentir relaxados em seu espaço. Eles têm vários métodos para se comunicar com outros felinos e dizer que um território pertence a eles. Arranhar em áreas bem visíveis é uma das formas que o pet tem de deixar sua marca na casa, sinalizar sua presença para outros animais e se sentir feliz por saber que esse território é seguro.

Instinto

O instinto natural dos felinos de arranhar é muito intenso. Se uma superfície é agradável ao toque e aos olhos, eles certamente terão dificuldade em ficar longe, é fato! Por isso, é importante que você respeite os instintos do seu gato. Certifique-se de que suas necessidades sejam atendidas, dando ao pet uma alternativa ao se alongar!

Seu gato irá naturalmente procurar um local para arranhar. Então você nunca deve tentar fazê-lo parar de arranhar completamente. Mas os móveis da casa, as portas, as cortinas e o tapete? Opa, isso não! Nestes casos, o que o tutor precisa é direcionar os arranhões do bichano para o poste (um arranhador específico, à venda nas pet shops).

Se você ainda não tem um arranhador em casa, certifique-se de ter pelo menos um por gato. Seus pets devem sempre ter opções para arranhar, de preferência em seus cantos favoritos.

Veja a seguir seis motivos para providenciar este acessório:

  1. Para manter as unhas fortes e saudáveis: gatos são animais territoriais, por isso gostam de marcar com o seu cheiro.
  2. Qualquer arranhador permitirá que os felinos aliviem seu instinto e descarreguem seus arranhões. Provavelmente eles arranharão menos objetos pela casa.
  3. Para se manter ativo e evitar problemas de saúde: se o animal passar horas sozinho em casa e não tiver nenhum estímulo, pode ficar inativo, apático e ganhar peso. Este último fator afeta 60% dos gatos domésticos.
  4. Para criar seu refúgio: há modelos de arranhadores que incluem tocas para que o gato, além de arranhar e brincar, possa se esconder em seu refúgio. Um lugar aconchegante para quando o gato precisa de tranquilidade.
  5. Para brincar e liberar o estresse: os arranhadores para gatos se tornam uma rotina de jogo para eles. Existem modelos com diferentes andares, pisos, pendentes, com brinquedos acoplados e etc., para manter o seu bichano muito entretido.
  6. Para ‘fofocar’ entre eles e aliviar o instinto curioso: arranhadores de vários andares permitem que os gatos atinjam uma altura privilegiada para poder observar tudo o que acontece na casa. E até ‘conversarem e fofocarem’ entre eles.
  7. Para deixar o gato interessado no acessório, certifique-se de:
  8. Escolher o arranhador do tamanho certo para o seu gato. Os bichanos gostam de esticar o corpo inteiro quando se coçam! Afinal, todos nós gostamos de alongar de manhã!Pense em como seu gato arranha. Alguns gatinhos preferem arranhar superfícies horizontais, como um tapete, em vez de usar um arranhador. Encontrar a opção perfeita (vertical ou horizontal) para o seu gato irá incentivá-lo a usar mais o acessório!Leve em consideração as texturas naturais. Na natureza, seu gato escolheria uma superfície alta e resistente, como um tronco de árvore, para arranhar. Portanto, escolha um arranhador estável envolto em um material grosso, como corda de fibra de sisal, pois tem uma textura áspera semelhante.
  9. Seja paciente com seu bichano!Por fim, seja paciente. Lembre-se de que todos os gatos são diferentes e pode demorar um pouco para redirecionar seus arranhões.
  10. Mas nunca castigue seu gatinho por arranhar no lugar errado. Foque em treiná-lo para reduzir os arranhões em locais indesejados. Com recompensa, elogios, incentivo, paciência e amor, eles logo aprenderão que o arranhador é a melhor opção para afiarem as garras!

 

Fonte: Meus Bichos

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.