Prefeitura de São Sebastião inaugura mais um CAPS Infantojuvenil

Prefeitura de São Sebastião inaugura mais um CAPS Infantojuvenil

A partir de segunda-feira (11), a população de São Sebastião já pode contar com os serviços do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), que foi inaugurado nesta manhã.

Prefeito Felipe Augusto e Vice Reinaldinho estiveram presentes na inauguração!

O CAPS IJ é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e oferece atendimento psicossocial para crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses, com transtornos mentais graves ou persistentes, decorrentes ou não do uso de substâncias.

Um dos critérios para atendimento é ter até 17 anos e 11 meses no ato do acolhimento, bem como ter queixa principal de algum transtorno mental severo e/ou persistente, com prejuízos psicossociais e que demande atendimento multidisciplinar na área de saúde mental.

De acordo com especialistas da Secretaria de Saúde de São Sebastião (SESAU), entende-se por prejuízos psicossociais a ausência ou fragilidade de rede de apoio sócio familiar, isolamento ou ausência de laços ou interação social, relações familiares e comunitárias violentas e/ou negligentes, exclusão social, associados ao transtorno de base (moderado ou grave).

Alguns indivíduos e patologias não serão atendidos no CAPS IJ por não se encaixarem nos critérios de atendimento. Neste caso, tratando-se de casos leves ou moderados, sem prejuízos psicossociais ou comorbidades.

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que ter idade acima de 18 anos é também um dos fatores para exclusão. Outros fatores excludentes são a dependência química persistente; os Transtornos Neurológicos, Deficiências Intelectuais (D.I.), TEA e TDAH, sem comorbidades. Esses casos devem ser avaliados para identificação de demanda de saúde mental associada a esses diagnósticos (funcionalidade e comorbidades); transtornos de aprendizagem sem prejuízos psicossociais associados.

O prédio fica localizado na Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 68, no Centro Histórico, São Sebastião-SP.

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *