Oficina de Papel Reciclado é realizada na Casa Caiçara

Oficina de Papel Reciclado é realizada na Casa Caiçara

A Prefeitura de Ilhabela realizou nesta semana na Casa do Caiçara o curso gratuito de papel artesanal com bitucas recicladas do programa “Ilhabela sem bitucas”.

O programa é coordenado no município pela Secretaria de Meio Ambiente, que recolheu mais de 2 milhões de bitucas desde 2018.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e o curso foi ministrado pelas professoras Leila Prado e Carmen Prado, integrantes da equipe do Papel do Quintal.

Elas reforçaram que todo processo de elaboração do papel reciclado pode ser efetivado com materiais de reuso, como por exemplo, a água utilizada no processo da criação do papel reciclado, que pode ser recolhida da chuva.

A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nanci Zanato, esteve presente na oficina e pode ver de perto a importância da reciclagem do material que antes era totalmente tóxico ao meio ambiente e aos indivíduos

“É incrível observar a transformação deste material, onde temos a oportunidade de colocar em prática a sustentabilidade, zelando pelo meio ambiente, além de gerar renda. Vamos criar um grupo de trabalho aos artesãos e munícipes interessados em trabalhar com o papel reciclado de bitucas de cigarro. A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social irá fornecer o material a base de massa celulósica para confecção de papel artesanal. Pretendemos desenvolver diversos produtos de decoração para casamentos, artesanatos, material de papelaria entre outras ideias que surgiram na oficina”, disse.

Representando a Secretaria do Meio Ambiente, Veronica Assis esteve presente na oficina. Ela é fiscal do contrato da Poaito Recicla, onde pode conferir todo trabalho desenvolvido pelos alunos inscritos.

Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato no (12) 3896-9200 no ramal 9568 e falar com a Valeria Gago.

Captação das bitucas de cigarro

A empresa Poiato Recicla é a responsável pela coleta nas caixas coletoras de bitucas distribuídas em 140 pontos na cidade.

Após a recolha desse material, eles são encaminhados para a Usina de Reciclagem da Poiato Recicla na cidade de Votorantim (SP). Lá é feito o processo de reciclagem, na qual o material é transformado em massa celulósica para confecção de papel artesanal, retirando todas às substancias tóxicas e utilizando tecnologia 100% nacional desenvolvida pela UnB (Universidade de Brasília). A Flow Sustentável é a empresa que representa a Poiato Recicla em Ilhabela, oferecendo todo o apoio técnico para a execução do programa.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.