lhabela reforça orientação de não tocar em aves

lhabela reforça orientação de não tocar em aves

Ilhabela reforça orientação de não tocar em aves debilitadas ou em comportamento alterado

A Prefeitura de Ilhabela reforça para os cuidados com a “influenza aviária’, doença identificada principalmente em aves marinhas migratórias. No estado de São Paulo, os casos se concentram na espécie Trinta Reis e já somam 57 aves positivas dessa espécie, dentre os 60 casos confirmados.

Segundo dados da Defesa Agropecuária Estadual, as cidades do Litoral Norte de SP identificaram até o momento a ocorrência de 22 casos em aves, todos em Trinta Reis. Ilhabela já registra três casos.  Embora seja baixo o risco de infecção em humanos, as autoridades de saúde devem estar alertas em relação à possibilidade de ocorrência de Influenza Aviária transmitida dos animais para os humanos.

De acordo com o Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Ilhabela, Maurílio Bianchi, é importante ter cuidado e não se aproximar e não tocar em aves debilitadas ou em comportamento alterado (pescoço caído, para o lado ou para trás, dificuldade de locomoção, sinais de convulsão, desorientação, alteração nos olhos – pálpebras inchadas e/ou avermelhadas -, espirros, tosses, dificuldade respiratória e diarreia).

“Os animais contaminados ficam mais abatidos e vulneráveis, por isso às vezes não conseguem se opor à aproximação humana. Não há porque tentar tocar os animais ou pegá-los, mesmo que pareçam precisar de ajuda. A melhor prevenção é se manter afastado e longe das secreções dos animais. Qualquer que seja o estado do animal nós temos institutos que são capacitados para tratá-los com o devido cuidado”, explicou.

Em caso de avistar aves debilitadas ou com comportamento alterado, entre em contato imediatamente com a Secretaria de Saúde pelo telefone (12) 3896.9221 ou por mensagem de texto para (12) 99147.7144.

_______________________________

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ilhabela

12 -9.9725-8589 / 12 -3896-9200 ramal: 9269

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *