Ilhabela celebra 50ª Semana de Monotipos

Ilhabela celebra 50ª Semana de Monotipos

A Prefeitura de Ilhabela realizou na manhã desta sexta-feira (14) a abertura da 50ª edição da Semana de Monotipos, um evento que antecede a Semana Internacional de Vela e reforça o título de Capital Nacional da Vela. A competição é uma grande confraternização do esporte e ainda impulsiona o turismo, a geração de renda e a economia local.

A Semana de Vela de Monotipos promete transformar a cidade em um verdadeiro centro da modalidade, reunindo os melhores velejadores do Brasil e do mundo nas classes Optmist, Dingue, Laser, Snipe, 420, Open Bic, Finn, Hobie Cat e Wing Fóil Race. Um total de 160 embarcações.

O prefeito de Ilhabela Toninho Colucci durante a abertura ressaltou a importância do evento para a cidade: “Quero cumprimentar nossos esportistas corajosos, suas famílias e todos os envolvidos na realização desta 50ª edição da Semana de Vela de Monotipos. O sucesso desse evento depende muito mais de vocês do que de nós. A vela em Ilhabela tem uma história rica e estamos orgulhosos de sermos considerados a Capital Nacional da Vela”. Colucci também falou aos presentes sobre a preservação do mar e os investimentos que a administração tem realizado na questão do saneamento básico.

As classes de Monotipos são a porta de entrada para a vela e diversos alunos da Escola Municipal de Vela Lars Grael e de outras flotilhas participam do evento como Davi Felipe Lopes da Silva. “Sou velejador de Ilhabela da Classe Veterana, tenho 10 anos. Comecei a competir no ano passado e gostei muito por que teve várias coisas que eu consegui conquistar, como a minha primeira competição em Caraguatatuba, fiquei em 6º lugar. Estou feliz e ansioso, só tenho pensamentos bons pra hoje”, disse o competidor”.

O delegado da capitania dos portos de São Sebastião, Capitão de Fragata André Luiz Abreu Castelo Soares, disse aos presentes “Neste ano, comemoramos os 50 anos da Semana de Vela, uma data extremamente importante não apenas para Ilhabela, mas para todos os brasileiros. É especialmente significativo para as crianças que começam sua jornada na vela através dos monotipos. É importante incentivarmos a participação desses jovens. Essa parceria entre a Marinha, a Prefeitura e o mundo da vela são essenciais para incentivar esses jovens no esporte. Vamos todos competir, velejar e, acima de tudo, priorizar a segurança nessa jornada. Sigam em frente, crianças!”.

A abertura do evento contou também com a presença do vice-prefeito de Ilhabela João Pedro Reale, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Harry Finger, dos vereadores Gabriel Rocha e Alexander Augusto – Leleco, Felipe Nascimento secretário adjunto de Esporte e Lazer, Ronilan Rodrigues diretor de vela e Sandra Di Crosse Patricio chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela e representante da Confederação Brasileira de Vela – CBVela.

Após a cerimonia os velejadores tiveram uma reunião técnica e em seguida iniciaram as regatas.

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais, no Race Village, um espaço que oferece shows, exposições e palestras na Vila, centro histórico da cidade.

Durante o evento, são realizados shows musicais, palestras, exposições, mostra de dança e atrações de aventura. A programação completa está disponível em: https://bit.ly/3NOVrX5.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *