Carta de compromisso em defesa do “Oceano sem Plástico”

Carta de compromisso em defesa do “Oceano sem Plástico”

As Prefeituras de Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba assinaram na tarde desta terça-feira (14/09) uma carta de compromisso em defesa do “Oceano sem Plástico”.

O secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Xico Graziano, disse que o evento foi fruto de várias inspirações, mas principalmente por conta da quantidade de lixo nos mares. “Temos que despertar essa rebeldia em cada um de nós e não nos conformarmos em assistir tudo isso. Oceano sem plástico é utopia, mas a voz dos oceanos está escutando e precisamos nos mobilizar. Essa união das cidades é um marco importante e agora nós temos tarefas a cumprir”, disse.

Anfitrião do encontro, o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, foi além e pediu também que os prefeitos do Litoral Norte assinem a carta de compromisso.

“É importante que os prefeitos estejam presentes nestas ações e por isso peço a assinatura dos meus colegas de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Coleta de lixo eficaz, reciclagem e saneamento básico são importantes para diminuir a poluição dos oceanos. Mas entendo que a educação ambiental fará a diferença e por isso vamos investir nessa área nas escolas”, comenta o prefeito.

Ainda no evento, Colucci assumiu outro compromisso. “Estamos determinando que a Prefeitura de Ilhabela não adquira mais produtos de plástico. Vamos começar a dar exemplo”.

Além dos secretários municipais e do prefeito Colucci, estiveram presentes no evento o vice-prefeito João Pedro Colucci, o secretário de Governo, Júlio Cezar De Tullio, a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, a secretária de Educação, Lídia Sarmento, o secretário de Cultura, Marcos Guti, o Advogado Geral do Município, Luís Henrique Homem Alves, além de representantes de entidades das quatro cidades do Litoral Norte.

Expedição Voz dos Oceanos

Ainda no encontro de hoje, entidades ligadas ao meio ambiente e proteção de oceanos e animais foram convidadas para falar um pouco sobre o trabalho desenvolvido nas cidades.

A Família Schurmann também esteve presente no evento representada pelo Capitão Vilfredo Schurmann. Ele falou sobre a Expedição Voz dos Oceanos que teve início no dia 29 de agosto em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

“Já morei 12 anos em Ilhabela e tenho um carinho enorme por essa cidade. Fiquei muito feliz no que ouvi e o compromisso assumido pelos gestores. Esse é o objetivo da Voz dos Oceanos, propagar bos projetos, afinal nosso oceano pede fôlego”, disse Capitão Schurmann.

A Expedição Voz dos Oceanos irá testemunhar e registrar, in loco, o que está acontecendo nos oceanos, além de navegar em busca de soluções inovadoras, conscientizar e engajar as pessoas ao redor do mundo para a necessidade de ações urgentes.

Além de Ilhabela, outros pontos da costa brasileira serão visitados: Ilhas do Caribe, Costa Atlântica dos Estados Unidos, México, Panamá, Galápagos, Ilhas do Oceano Pacífico, Polinésia e Nova Zelândia.

No total serão 60 destinos e uma rota que inclui ainda alguns pontos dos mares, onde os mais variados itens de plástico se acumulam, vindos de diferentes partes do mundo por meio das correntes marítimas.

 Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Revista Celebridades

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.