Padre Fábio de Melo será uma das atrações na Festa do Padroeiro de São Sebastião

Padre Fábio de Melo será uma das atrações na Festa do Padroeiro de São Sebastião

Começa nesta sexta-feira (5), a Festa Social do Padroeiro de São Sebastião, com diversas atrações, na Rua da Praia e Centro Histórico da cidade. O evento, que é organizado pela Paróquia São Sebastião e tem apoio da Prefeitura, teve sua abertura, na última quinta-feira (4), com o Cortejo e Levantamento do Mastro.

O início do Cortejo do Mastro ocorreu na Capela São Gonçalo e seguiu o trajeto em direção à Igreja Matriz, com participação de quase 200 pessoas. Em seguida, houve o hasteamento do mastro e a Santa Missa fechando a abertura do evento.

“A festa representa a gratidão às bênçãos do Padroeiro da nossa querida cidade, que recebeu o nome do santo. A cerimônia do mastro faz referência à árvore da vida plantada na terra e significa, também, Jesus Cristo Vivo para reinar durante toda essa linda festa. Temos que agradecer todo o apoio dado pela Prefeitura para transformar esse momento de fé em um verdadeiro espetáculo divino para todos os fiéis” explicou o padre da Paróquia de São Sebastião, Alessandro Henrique Coelho.

O vice-prefeito e secretário de Saúde de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, participou da cerimônia e valorizou a parceria com a Paróquia de São Sebastião para realizar o evento, considerado um dos mais tradicionais do município.

“A história da nossa cidade está ligada diretamente com a igreja católica e o nosso governo sempre fomentou e valorizou a religiosidade dos sebastianenses seja ela qual for. Esta festa vem crescendo mais a cada ano e atraindo um grande público que procura o turismo religioso da nossa cidade. Precisamos sempre reforçar a fé do nosso povo e continuaremos trabalhando para que mais pessoas conheçam essa tradicional festa da nossa cidade”, completou o vice-prefeito.

A psicóloga e devota de São Sebastião, Maria Lúcia Quintanilha, 68 anos, sempre vem da capital de São Paulo para participar da festa e conta que a tradição começou desde a década de 60, quando ainda era criança.

“Meu pai morava na cidade e passei um período da minha infância em São Sebastião. Já são mais de 60 anos mantendo a tradição. Mesmo não morando aqui, sempre venho com o meu marido na Festa do Padroeiro para mostrar a nossa devoção por esse Santo que doou a vida dele para nos manter com fé”, disse Maria.

 

Dia do Padroeiro e programação da Festa Social

Nesta sexta-feira (5), a partir das 18h, a programação começa com a procissão, com saída da Igreja Matriz com a imagem de São Sebastião até a Rua da Praia, onde será realizada a Festa Social. A abertura da Campanha das Flechas de São Sebastião e a apresentação da Irene (amiga que resgatou e salvou a vida de São Sebastião) ocorrem até o dia 9 de janeiro.

No dia 10 de janeiro, será celebrada a memória de São Gonçalo, padroeiro da Capela São Gonçalo e do Museu de Arte Sacra. De 11 a 19 de janeiro, a Novena é o marco para a comemoração do Dia do Padroeiro, que é comemorado dia 20 de janeiro, com a participação de padres e bispos convidados, neste ano o tema da é: “Neste Ano Jubilar, com São Sebastião seguimos com os corações ardentes e pés a caminho, aprendendo com as virtudes do Padroeiro”.

O padre da Paróquia de São Sebastião, Alessandro Henrique Coelho, explica que a igreja acredita muito na preparação para a festa e o encerramento da Novena representa o início das comemorações do grande Dia do Padroeiro da cidade.

“A Novena é uma conexão espiritual do povo para o tão aguardado Dia do Padroeiro. Serão nove dias de orações, visitas de padres e bispos de cidades vizinhas e de aprofundamento no tema central da Novena”, explicou o pároco.

O feriado do Dia do Padroeiro é comemorado no dia 20, às 8h, com missa na Igreja Matriz, seguida pela montagem dos andores da procissão. Às 10h haverá a carreata pelas ruas do Centro Histórico e às 12h a ladainha, também na Matriz.

A procissão terá início às 17h, momento em que os fiéis levam o andor com a imagem do Santo nas ruas da cidade, em seguida tem a Missa Campal.

A festa social vai de 5 a 28 de janeiro, no Complexo Turístico da Rua da Praia, com barracas, food trucks e muitas comidas típicas. Além disso, haverá o show de prêmios com o sorteio de quatro motos, TV, iPhone e valores em dinheiro. No dia 20 de janeiro, haverá o sorteio mais aguardado que é o de um carro zero-quilômetro; e no dia 25 de janeiro, ocorre o esperado show do Padre Fábio Melo, a partir das 21h.

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *