Você sabia que Phil Collins foi inspiração ao Dia do Rock no Brasil!

Você sabia que Phil Collins foi inspiração ao Dia do Rock no Brasil!

Por que 13 de julho é o ‘Dia Mundial do Rock’ só no Brasil?

Data foi influenciada por uma fala de Phil Collins no histórico festival Live Aid e acabou sendo incorporada por rádios especializadas no gênero em São Paulo.

O rock brasileiro marcou gerações e foi responsável por revelar alguns dos maiores artistas do país. Desde a década de 1960, quando surgiram nomes como Os Mutantes, Rita Lee, Raul Seixas e Erasmo Carlos, o ritmo cresceu e conquistou um espaço especial na prateleira de discos da população. Logo depois chegaram os anos 80, daí em diante o Rock brasileiro tomou conta do cenário nacional: Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Titãs, Camisa de Vênus, Ultraje a Rigor, Engenheiros do Hawaii, Capital inicial, Titãs e muito mais!

O Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, serve para homenagear o gênero musical. No entanto, diferente do que sugere o título, não se trata de uma data internacional. A explicação para a escolha também não envolve bandas brasileiras, mas sim um pedido feito pelo britânico Phil Collins.

No dia 13 de julho de 1985, aconteceu o Live Aid – evento beneficente realizado simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos). Além de Collins, a escalação estrelada do festival contava com Elton John, Queen, Madonna, Mick Jagger, David Bowie, Duran Duran, U2, The Who, Tom Petty, Neil Young, Eric Clapton, entre outros.

Phil Collins foi o único a ter se apresentado nos dois continentes – pegando um avião do Reino Unido para os EUA. Também foi ele quem, durante o festival, sugeriu a ideia do dia 13 de julho virar um marco para celebrar o rock ‘n’ roll.

Em um artigo publicado em 2010, o radialista e pesquisador musical brasileiro Kid Vinil relembrou: “O que aconteceu realmente foi que ninguém lá fora levou a sério a ideia de Phil Collins.”

Apesar da data carregar o “mundial” no nome, a celebração é muito restrita ao Brasil, e a razão para isso se deve a uma empreitada publicitária de rádios de São Paulo, nos anos 1990.

 

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *