Participação de Janja no G20 gera desconforto entre diplomatas e parlamentares
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, o Rio de Janeiro sediou a abertura da cúpula do G20. Entre encontros formais e eventos paralelos, o que se destacou não foram apenas as discussões oficiais, mas também tensões diplomáticas.
Na véspera do início dos trabalhos da cúpula, um episódio envolvendo a primeira-dama Janja Lula da Silva e o bilionário Elon Musk gerou repercussões em todo o Brasil. Janja, em um evento paralelo ao G20 Social, discursou a favor da regulamentação das redes sociais e combate à desinformação, tema de extrema relevância no cenário atual.
No entanto, a fala ganhou notoriedade não pela temática, mas por um xingamento direcionado a Elon Musk. Durante o discurso, enquanto debatia o papel das plataformas digitais, Janja foi surpreendida por um barulho e, em tom debochado, soltou: “Eu não tenho medo de você. Inclusive, fu*** you, Elon Musk!”.
A declaração gerou um tumulto imediato nas redes sociais. Musk, conhecido por sua postura combativa nas plataformas, respondeu em seu perfil no X (ex-Twitter), ironizando a fala de Janja e dizendo: “Eles vão perder a próxima eleição”.
Enquanto o Brasil se preparava para o início da cúpula, o impacto do conflito de declarações entre Janja e Musk reverbera em Brasília. Parlamentares criticam o espisódios e a própria atuação da primeira-dama, acusando a primeira-dama de criar uma polêmica desnecessária. Já aliados do governo tentaram minimizar o ocorrido, defendendo que a fala de Janja foi um ato de indignação, reflexo das dificuldades enfrentadas pelo Brasil no combate à desinformação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por sua vez, adotou uma postura mais cautelosa. No Festival Global Contra a Fome e a Pobreza, ele declarou que não é necessário ofender ninguém para provocar uma mudança social. Sem mencionar diretamente sua esposa, o petista ressaltou a importância de indignar a sociedade sobre as questões de fome e desigualdade, mas deixou claro que xingamentos não são o caminho.
A reação do governo e o desconforto de diplomatas e parlamentares refletem a complexidade da política externa do Brasil, em um momento crucial para o país no cenário global.
Revista Celebridades
DIRETOR RESPONSÁVEL
Alexandre Platcheck
MTB: 58.402/SP
Whats: (12) 97405-0109
Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.