Filipe Toledo é o quarto brasileiro campeão mundial de surfe
Nesta quinta-feira (8), faturou o título mundial pela primeira vez.
O Litoral Norte de São Paulo tem mais um campeão mundial de surfe. Após Gabriel Medina, de São Sebastião, conquistar três vezes o caneco, chegou a vez de Filipe Toledo, de Ubatuba, trazer mais um troféu para a região.
Nesta quinta-feira (8), ele venceu a série melhor de três contra Ítalo Ferreira na decisão da WSL FInals, na Califórnia, e garantiu o título mundial. O surfista, que foi para a etapa final na liderança do ranking, conquista o título pela primeira vez. Em 2021, ele bateu na trave ao perder a decisão para Gabriel Medina.
Início em Ubatuba
Filipe Toledo nasceu em 1995, em Ubatuba. É filho de Ricardo Toledo, duas vezes campeão brasileiro de surfe. As primeiras ondas dele foram em Ubatuba, onde cresceu e disputou campeonatos locais. Em 2014, quando a carreira no surfe já começava a decolar, Filipe resolveu se mudar para a Califórnia, com toda a família.
Embora tenha deixado Ubatuba, o surfista ainda mantém ligação com a cidade natal. Em 2021, ele inaugurou uma escola de surfe em Ubatuba, na Praia Grande.
“Foram anos muito bons da minha infância ali. Brinquei muito e surfei muito na Praia Grande. Agora estou dando mais uma retribuição à cidade que tenho muito amor. É um reconhecimento pelo que me tornei”, disse o surfista na época da inaguração da escola.
Ainda em Ubatuba, Filipe Toledo também ajuda um projeto social no bairro Sesmaria. O atleta já utilizou algumas premiações do circuito para atender necessidades do projeto.
Carreira no Circuito Mundial
Filipe Toledo chegou à elite mundial de surfe em 2013. Em 2015, Filipinho fez boa temporada e terminou na quarta colocação. Em 2019, obteve a mesma colocação final. Dois anos depois, foi vice-campeão mundial. Até que, nesta quinta-feira (8), faturou o título mundial do circuito de 2022.
O atleta sempre se destacou pelos bons movimentos na água, principalmente nos aéreos.
Fonte: G1