Números na caixa de leite indicam vezes em que produto recebeu formol?

Números na caixa de leite indicam vezes em que produto recebeu formol?

Número existe para fabricante da caixinha controlar a qualidade da embalagem. Fabricante do leite explica que não existe formol na fábrica.

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem mostra uma caixinha de leite e afirma: “Você sabe o significado desses números embaixo da caixa de leite? É a quantidade de vezes que ele já foi pra fábrica receber uma carga de formol. Esse já foi dez vezes para a fábrica receber formol. Sempre que passa da validade, o mercado manda de volta pra fábrica, a fábrica joga uma carga de formol no leite e manda ele de volta pro mercado pra ser vendido”. Isso é #FAKE.

Procurada pelo g1, a empresa dona da marca Quatá, que aparece no vídeo, esclarece que o número presente na embalagem mostrada é uma codificação do fornecedor da caixinha, a multinacional SIG. Esse número controla a rastreabilidade e a qualidade da embalagem. Também esclarece que não existe o produto químico formol nas dependências industriais e, portanto, é impossível a prática sugerida pelo vídeo. A empresa reforça que é certificada em qualidade e segurança dos alimentos e fiscalizada pelo Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A SIG Combibloc também fez uma nota esclarecendo o boato sobre as cores e a numeração no fundo da embalagem longa vida.

“Os números correspondem a um controle interno e indicam o modelo e volume da embalagem, além da sua posição no rolo durante a impressão. As embalagens SIG possuem dois números visíveis, sendo que o número menor significa a posição desta embalagem no rolo de papel impresso, o que facilita seu rastreamento durante o processo de impressão e acabamento. Já a sequência de números com seis dígitos corresponde à identificação da arte final impressa, chamado de número de design.”

A empresa também esclarece que “a barra colorida no fundo da embalagem corresponde à marcação do teste de cores realizado para o controle de qualidade da impressão”. “Cada ‘quadradinho’ corresponde à marcação de uma cor utilizada na impressão e se ela foi impressa de maneira correta. Nas embalagens SIG, essa informação fica dentro da dobra de fechamento da parte inferior da caixinha.”

A SIG destaca que “o leite UHT envasado em embalagens cartonadas passa por rigorosos controles de qualidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).”

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também afirma que a numeração no fundo da embalagem se refere ao posicionamento da bobina de papel utilizada na fabricação das embalagens que irão acondicionar o leite e, portanto, não tem relação com o produto.

“De acordo com a legislação brasileira, o reprocessamento térmico é proibido e a embalagem não pode ser reutilizada, bem como o produto não pode retornar depois do prazo de valide vencido para novo processamento térmico”, diz, em nota.

Essa não é a primeira vez que mensagens falsas exploram os números e barras das caixinhas de leite. Em 2018, o Fato ou Fake desmentiu uma mensagem que dizia que a ‘barrinha colorida’ na caixa de leite indicava produto vencido que voltou ao mercado. Na época, a Tetra Pak, fabricante das caixas de leite, esclareceu que a barra colorida que aparece embaixo de algumas embalagens da empresa corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão.

 

Fonte: G1

Avatar

Revista Celebridades

DIRETOR RESPONSÁVEL Alexandre Platcheck MTB: 58.402/SP Whats: (12) 97405-0109 Os artigos, colunas e anúncios, não expressam necessariamente a opinião da Revista CELEBRIDADES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *